quarta-feira, agosto 27

Dietaaa!!!

Palavrinha mágica pra mulheres, né?

Pois é, estou de dieta! Fui num médico verificar uma dor abdominal, e um sofrimentozinho que tava atrapalhando um pouco meu viver. Lembro de quando eu "descobri" que tinha intolerância a leite o médico perguntou se eu passava mal depois, eu respondi que sim, mas achava que TODO MUNDO passava mal!

O fato é que tava piorando, sabe? Aí uma amiga que trabalha comigo, que tem uma irmã que trabalha num hospital de Brasília, fez de tudo pra irmã marcar uma consulta no gastro pra mim. Chegando lá, ele pediu logo de cara uma série de exames.

No primeira já veio a notícia linda: gastrite avançada. Óbvio que só pode ser estresse. Meu trabalho simplesmente me consume, com todas as letras, e todas as forças. Tem fim-de-semana que eu prefiro dormir o dia todo e a depressão me assola no domingo, as 16h!

A boa notícia é que a intolerância ta agravada, então a médica passou a "dietinha do 'não pode'" - simplesmente porque NÃO PODE comer nada!

Dá uma olhada:

Alimentos a serem evitados:
- Alimentos gordurosos e frituras em geral
- Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, ketchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geléia, compotas)
- Frutas secas e cristalizadas
- Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
- Feijão e outras leguminosas
- Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete, batata-doce, batata
- Café, chá preto, mate e chocolate
- Lingüiça, salsicha , patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- Bebidas alcoólicas e gasosas
- Leite, queijo fresco e derivados de leite
- Açúcar refinado, açúcar cristal e mel
- Chicletes e balassem açúcar (que contenham sorbitol)

Alimentos permitidos: [ a listinha é ínfima, perto da outra! :( ]
- Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- Sopas magras
- Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- Ovos cozidos, poché, quentes
- Verduras, legumes bem cozidos e frutas (exceto os mencionadas acima)
- Pão escuro, Bolachas Maria, maizena e água e sal
- Arroz, macarrão integral
- Mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação Importante:
- Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar

3 comentários:

Lila disse...

minha filha!
eu lembro qndo a gente foi almoçar e vc reclamava da dor no estômago... vc já comia tão pouquinho naquela época! gente... que coisa!

semana passada tb tive fortes dores no estomago... será q foi estresse? eu tava numa fase dificil...


beijocas
e melhoras!

Anônimo disse...

Oi Cathy!!!
Recebi seu comentário, mas vc não havia deixado email, então, vim aqui falar c vc... Preciso que vc me mandeu seu cep para eu calcular o frete.
Responde para o meu email: agoraehseu.bazar@gmail.com

Bjs

Nathália disse...

aaah, cathy, tadinha!!! :(
essa lista de não pode é basicamente um resumo do que eu como durante o dia... hehe!!! acho que vou te acompanhar nessa dieta, hein?! to precisando perder uns quilinhos...
boa sorte e melhoras!
beijão! ;*