terça-feira, agosto 19

Dinâmica do copo descartável

Material:
1 pacote de copo descartável
1 tesoura
1 rolo de fita crepe

Orientações:

* Nova Horizontina completará 100 anos no ano de 2009.
Para comemorar a data, a prefeitura irá construir uma escultura em praça pública.
Para escolher a empresa que terá direito à construir, a prefeitura abriu uma licitação para projetos-modelos, que serão construídos com o material acima.

Ganha a licitação a empresa que contruir a torre mais alta.

Fase de projeto: Não poderá ser utilizado a fita crepe e a tesoura. Os copos poderão se manuseados. Tempo: 20 minutos.

Fase de construção: Não será permitido materiais alheios que não descritos acima. Tempo: 20 minutos.

Com essas informações jogadas no quadro, eu e meu grupo (formado por 6 pessoas) tínhamos 40 minutos para projetar nossa torre.

Num grupo de 4 meninos e 2 meninas, os meninos dominaram, né? E olha que eu e a Flávia temos a personalidade FORTE! De qualquer forma, surgiu idéias de base de 10 copos, 8 copos, 6 copos, até que fechamos com 5 copos.

Então definimos como seria a estrutura acima: os copos seriam unidos em 2, que formariam um "pré-bloco", então seriam unidos para formar 3 torres que formariam 1 principal. Para formar a principal, ou seja, unir as três torres, elas seriam circundas por fita crepe. Além disso, estipulamos que para reforçar o equilíbrio da torre, a cada grupo de 3 pré-blocos ligariamos a torre principal ao chão, com fita crepe, é claro!

O "Plano de Negócios" da torre foi descritas em poucas linhas:
  • Pré-blocos com 2 copos
  • Base com 5 copos
  • 3 torres unidas por fita
  • a cada .......... copos, a torre seria ligada ao chão.

Terminada a fase do projeto, a "prefeita" (Profª de Plano de Negócios - Maria Ângela Abrão) solicitou os 2 planos da turma, vistoriou e passou a seguinte tarefa:

"Cada grupo irá concretizar o plano de negócio do outro grupo!"

Meu grupo quis BATER na professora!

Nosso projeto era tão lindinho!

Quando chegou o "Plano de Negócios" do outro grupo, era uma folha de papel, com uma letra completamente ilegível, com um desenhos de uma torre com 3, como a nossa, e no lado de trás uma conta assim: 2 x 5 = 10 e 3 x 30 = 90.

Resolvemos então manter o nosso projeto com o Plano deles. Não existia regra que deveríamos seguir rigorosamente o Plano, nem que poderíamos "incrementar" com nossas idéias... A única coisa que mudamos é que, como tinha a conta, nossa base seria de 10 copos, e não de 5, como no nosso plano.

Depois de 15 minutos, tcharããããmmmm! Ali estava nossa torre lindona, quase encostando no teto!!!

Ganhamos a dinâmica e a professora observou os seguintes pontos:

  • Os Planos de Negócios foram mal formulados porque confiamos que nós seriamos o executores. Num empreendimento nem sempre temos a possibilidade de fazer TUDO. É preciso delegar algumas tarefas e funções, e as pessoas só saberão o que você realmente quer se você ESCREVER no plano;

  • Às vezes nós mesmos criamos as "nossas regras". A turma poderia ter se unido, um grupo poderia ter consultado o outro para verificar detalhes do plano;

  • Uma boa idéia sem ser colocada em prática é simplesmente um pensamento.

Apesar de DETESTAR dinâmicas em sala de aula, o resultado dessa foi até legalzinho... nossa torre ficou lindona, e pra finalizar esse "postzinho" vai uma fotinha de ontem!

Um comentário:

Nathália disse...

adorei! o melhor do blog é que dá pra acompanhar mais de perto seu dia-a-dia!!! :)
saudades, lindona!!!