quinta-feira, agosto 21

Os saberes da Humanidade

É normal as pessoas procurarem explicações para tudo o que vêem e sentem. Através dos tempos foram utilizadas as ferramentas disponíveis para sanar essas dúvidas, poder ser essas ferramentas a criatividade, a observação ou processos sistemáticos.

Quando não existiam instrumentos para sanar as questões, utilizou-se a criatividade, ou seja, o senso comum. Era passado de familiares para familiares, mas não existia um sistema lógico, nem mesmo explicações coerentes.

É por isso que o surgimento da história humana está ligado à magia e a mitologia. O conhecimento mítico buscava sistematizar o conhecimento. Era baseado em magia, e de certa forma, buscava trazer explicações mais coerentes.

Foi possível, então, contestar tais mitos e unir a racionalidade às explicações das questões humanas. Essa racionalização abriu o pensamento humano para novos instrumentos: a observação e a lógica. Com o conhecimento filosófico foi possível encarar totalmente a realidade.

Essa forma de pensamento também evoluiu, e se aproximou da fé cristã, e gerou uma mudança na intelectualidade: o conhecimento teológico buscava trazer Deus como centro de tudo. Apesar de ter todo tipo de conhecimento submetido à igreja, foi possível se questionar coisas que nunca haviam sido questionadas.


A nova ferramenta era, então, a aglutinação de pensamentos, com novas descobertas e principalmente força contra o poder teológico. Aconteceu a abertura para o conhecimento científico.

O conhecimento científico tinha como propósito pesquisar os fenômenos naturais sem se preocupar com a teologia, utilizando ferramentas já conquistadas: lógicas matemáticas, experimentos, análise da natureza, entre outros.

Pode-se aproveitar de um conhecimento baseado no que realmente acontecia, de forma racional e sistemática. E, ao contrário de idéias absolutas dos mitos e da filosofia, o conhecimento científico é flexível e superável, em busca da exatidão.

Apesar de toda evolução de conhecimentos, a humanidade continua utilizando todas as ferramentas citadas. O senso comum é utilizado no dia-a-dia quando se sabe que pra se recuperar de uma ressaca é bom se hidratar, mesmo sem utilizar de determinados medidores sabemos o momento exato de atravessar uma rua, todos usam um feeling ou o sexto sentido na hora de tomar decisões rápidas. Todos acreditam ou "apelam" pra um ser superior em momentos de dificuldades, ou seja, ainda se está ligado ao conhecimento teológico e mítico. O conhecimento filosófico é tanto utilizado e necessário que é objeto de estudos desde o ensino médio até os cursos de graduação.

O conhecimento científico não tem importância somente na busca de soluções para os problemas da humanidade, mas sim para fornecer uma série de respostas sistemáticas, impassíveis e impessoais para serem testadas e até mesmo criticadas.

Para ficar claro: houve uma evolução "natural" nas ferramentas para compreensão do universo à volta do ser humano. Os intrumentos eram rudimentares no inicio (explicações criativas), depois foram criados métodos (místicos no ínicio, lógicos um tempo depois), que foram somados à religião.

A separação da religão nos trouxe o conhecimento científico que com observações e avaliações, buscava encontrar exatidão nas proposições, não sendo imutáveis.

E que apesar dessa evolução todos esses conhecimentos estão presentes nas nossas vidas!


CATHARINA S. GOMES - para Metodologia Científica

Nenhum comentário: