quinta-feira, janeiro 22

Como comprar frutas

Eu me divirto com algumas coisas que acontecem em casa. Eu nunca tive muito dom para cuidar de casa, e com o trabalho e as faculdades, o tempo fica mais curto ainda.

Nas férias fomos comprar um abacaxi, cheguei na quitanda e NÃO TINHA A MÍNIMA idéia de como comprava um bichinho gostoso daqueles. Hoje li essa reportagem e decidi postar aqui pra nunca mais esquecer!!!

Abacaxi
Existem diversas qualidades, mas o mais saboroso é o tipo Pérola. Para verificar se está bom para consumo, basta puxar uma folha de sua coroa. Se soltar com facilidade, está no ponto de ser consumido. Pressione com os dedos, se estiver muito duro, é sinal de que ainda está verde. Observe também se a casca está dourada e com cheiro doce. Não compre o abacaxi se ele apresentar manchas escuras e parte batida ou mole. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe do sol.

Ameixa
Escolha a de tom vermelho escuro vivo, pois é mais saborosa e fresca. As mais claras são azedas Não deve apresentar furos em sua casca, parte mole, manchada ou machucada.

Banana
Se for para consumir logo, compre as de casca bem amarelas, de aspecto firme. Se não for consumir logo, dê preferências as que estão ligeiramente verdes.

Banana-Maçã
De tamanho variado, tem formato ligeiramente curvo. Sua casca é fina, de cor amarelo-clara, com polpa branca e perfume que assemelha-se ao da maçã. Deve estar sempre presa à penca e sem manchas escuras. Quando amarela, está madura e pronta para ser saboreada. Muito apreciada pelos bebês, amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.

Banana-Nanica
É uma das mais consumidas pela população, deve sempre estar presa à penca, sem manchas escuras e polpa macia. Sua casca é lisa e amarela. Quando for comprar este tipo de banana, prefira as que estejam ligeiramente esverdeadas, pois logo amadurecerão. Sua polpa é bem doce, macia e de aroma agradável.

Cerejas frescas
Compre somente as cerejas de cor vermelha bem escura e, de preferência, ainda com o cabo. Ao ser tocadas com os dedos, a fruta deve mostrar-se firme. Descarte as murchas.

Coco
O verde, a polpa deve ser tenra com a consistência de um creme. O maduro deve ser escolhido pelo peso e quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, bater na casca; se ele estiver fresco, som é estridente; se o som for oco, indica que a fruta está estragada.

Goiabas Polpa Vermelha
Tem a casca verde por fora e por dentro. O miolo é vermelho e sua casca deve ser lisa e sem furinhos. Ao serem tocadas com as mãos, as goiabas devem estar bem firmes, o que significa que estão prontas para ser saboreadas.

Kiwi
Fruto de cor bege e casca áspera. Não compre se apresentar manchas. Para ver se está maduro, basta tocá-lo com os dedos. Se estiver macio, pode ser consumido.

Limão
Existem várias tipos. O galego e Taiti são as mais conhecidas. O galego é pequeno e deve ter a casca fina. Escolha os mais pesados e que cedam levemente a pressãodos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O taiti é grande e quando maduro deve ceder a pressão dos dedos. O cravo lembra uma mexerica pequena, seu suco é avermelhado e o sabor bem forte.

Mamão
Escolher sempre os de casca avermelhadas ou amarelas, sem partes rachadas, escuras ou machucadas nem picadas de insetos. Ao toque das mãos, devem estar macios, mas não moles; apenas ceder um pouco a pressão dos dedos. Escolha sempre os frutos mais alongados, pois eles têm a polpa de cor laranja e são mais saborosos. O leite do mamão contém muitos nutrientes que dão sabor à fruta. Por isso, não risque a casca da fruta com faca, para que essa substância não se perca. Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Se o mamão já estiver maduro, coloque-o na geladeira, o mais distante possível do congelador.

Manga
Existem diversas qualidades. As mais saborosas são: Bourbon (sem fibras) e Espada (bem fibrosa). Deve apresentar cheiro doce e cor amarelo-avermelhado; que é bem característica. Embora firmes, devem ser macias ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão. A casca não pode ter machucados ou picadas de insetos. Se tiver batida, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois indicam que a fruta está passada.

Melancia
Para escolher uma boa melancia observe se sua casca é firme, lustrosa, resistente e de cor verde-rajada. Para ver se está pronta para o consumo, bata com a palma da mão ou nó dos dedos na casca: se emitir um som oco, a melancia está boa para consumo. As melhores são as de polpa bem vermelha e bastante suco.

Melão
Escolha os frutos que apresentem cascas perfeitas, firmes, amarelas, sem machucados, partes moles e perfurações de insetos. As cascas do melão são ligeiramente rugosas e ao apertar sua extremidade oposta ao caule, deverá ceder um pouco. Além disso, sacuda a fruta para verificar se as sementes estão soltas e observe se faz ruído. Isso tudo indica que ele está pronto para o consumo. Deverá ainda ter perfume suave e agradável. O do tipo Cantaloupe é bem redondo, com a casca verde-clara amarelada e meio áspera. Sua polpa é bem perfumada. O do tipo Gália deve ter sua casca rajada de cor verde-claro e escuro.

Mexerica Ponkan
São frutas grandes. Devem apresentar-se firmes quando tocadas; a casca é solta, mas não pode estar muito mole. Sua tonalidade é laranja bem forte. Dê preferência às que ainda mantêm o cabo. E não compre as que apresentarem cor opaca, manchas e mofo ao redor do cabo.

Morango
Para consumir morangos de boa qualidade, escolha os não muito grandes e de cor vermelha forte, se manchas e partes amolecidas. Os muito grandes não são tão saborosos. Trata-se de uma fruta delicada, portanto deve ser manipulado o mínimo possível, sendo conveniente adquirir já acondicionado e caixinhas, mas na hora da compra tente verificar o estado dos morangos das camadas inferiores.

Pêra
Escolha as pêras de coloração bem forte, sejam verdes, vermelhas ou douradas. Devem ter casca lisa, macia, sem picadas de inseto, machucados ou cortes. As de casca dura indicam que foram colhidas antes da hora ideal e ficará murcha, esfarelada e sem sabor. Conservar sempre um pedaço do cabo.

Pêssego
Na hora de escolher qual comprar, não se oriente pelo tamanho. Nem sempre o maior corresponde ao mais saboroso ou de melhor qualidade. Deve ter coloração creme, amarelada, branca ou avermelhada. Nunca compre com a pele verde, que indica que não amadureceram direito. Sua consistência deve ser firme, não dura, mas ceder um pouco ao toque.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/conteudo/por_ingredientes/frutas.aspx

quarta-feira, janeiro 21

Arrepie-se



Pra mim, valeria o Oscar!

segunda-feira, janeiro 19

2000-inov-ação!!!

Praticamente 1 mês longe do blog! Caramba!!!

Como se isso aqui fosse uma amiga, tenho milhaaaares de coisas pra deixar registradas por aqui! Afinal, passamos pelas festas de fim de ano - incluindo em "festas" meu aniversário de primeiro ano de casamento - e uma emendada básica com as férias! Que mais que eu queria, hein?

Falando na data mais linda do ano, comemoramos nossa "Boda de Papel" dia 23. Estavámos ansiosos DEMAIS e também preocupadinhos de não ter nenhum lugar legal aberto no dia 25 (feriadiiinho, né?). Escolhemos um francês DELÍCIA dessa Brasília, tivemos um jantar maravilhosoooo e aí o marido diz coisas lindas... =D Ai, ai (suspiro)! Eu fico impressionada da capacidade dele, me apaixono sempre e de novo, por cada palavra e gesto dele. É bem o que ele falou, é como se existisse um ciclo. A gente se sente tão bem por ter o amor um do outro que quer sempre um pouco mais, e se sente bem, e quer mais e assim por diante... aí ele entregou um cartão LINDO e personalizado com as nossas fotos do casamento e dentro meu presente... Choroooona me derreto toda por ele fazer tanta questão em agradar.


[ meu presente LINDO!!! ]

Eu sei também que DEVERIA ter feito um post EXCLUSIVO pro meu marido lindo e principalmente por causa da data. Mas esses dias estavam antecedendo minhas férias foram muitos corridos, tanto no trabalho, pra deixar tudo em ordem pra lindona que ia me cobrir, quanto em casa, afinal, tinha várias coisinhas pra organizar antes da viagem - além de fazer mala e comprar presentinhos.

Eu AMO esse período do ano. Pra não mentir - e ficarem achando que eu também acho "tudo lindo", eu só não gosto das mesmas musiquinhas de Natal que insistem em tocar no shoppins e algumas lojas. Acho que é um ABSURDO em pleno século XXI continuarem com aquelas musiquinhas de harpas misturadas com nossa ansiedade em comprar! Elas deveriam ser restritas à reuniões de Natal, cantatas de igrejas - isso eu realmente gosto muito!!! Eu gosto das luzes pela cidade, do clima, do bom humor que a MAIORIA das pessoas mantêm nessa época. Acho realmente que um otimismo generalizado se instala nessa época, e isso é muito bom!

Na noite de Natal foi primeiro pra casa da mamys, depois fomos jantar na casa dos primos do marido e fechamos a noite com uma visita na árvore tecnológica de Brasília. Fiquei orgulhosa de mim! Consegui não enfiar o pé-na-jaca e comi na medida certa! \o/ Mesmo no almoço de Natal - que aí reuniu minha família com a família do marido - tinha delícias típicas que eu me segurei pra balancear com o dia anterior. Isso é um fato também: me encanta as comidas dessa época. De lombinho à chester, de farofa de bacon à todas as frutas típicas da estação, além das frutas secas, fora as sobremesas que eu sei que em toda casa tem uma boa mão pra isso!!!


No dia 26, tive que dar um pulo no escritório e passei a TARDE no salão cuidando dos bebelos. Nunca tinha ficado tanto tempo dentro de um estabelecimento desse porte, mas não posso negar que AMEI o resultado final... paciência. E finalmente, no dia 27 embarcamos com destino certo: cidade de Bombinhas - SC!

O post sobre a viagem vai ficar pra amanhã, assim eu pego umas fotinhas bem legais pra colocar aqui também. Pra deixar o finalzinho do post pra falar do começo! Explico: falar um pouquinho do título estrambólico desse post.

Praticamente um plágio escancarado do Bradesco!!!

Mas a verdade é que eu desejo MUITO isso pra mim, pra minha família e pra muita gente... só tomei a liberdade de alterar um pouquinho, simplesmente porque eu acho que pra inovar é preciso AÇÃO! E essa ação tem que partir de nós, de MIM! Quero mudar um bocado de coisas na minha vida esse ano. Vim cheia de idéias, e pelo que "pintou" nesses 19 dias de ano, acredito que será um ano SENSACIONAL mesmo! Deus está presenteando, mais uma vez, minha vida com conquistas, mas agora, só depende de mim! Depende que eu corra atrás dos meus sonhos, de realizar coisas que eu sempre quis, e principalmente, de encontrar NOVOS SONHOS! Essa capacidade, de renovar os nossos sentimentos é o que nos mantém vivos - digo no sentido "radiante" da palavra!

Mais uma vez eu não faço questão de guardar com carinho o ano de 2008. Tomei algumas rasteiras, e algumas bem doloridas MESMO, que me leva a ter quase certeza que será guardado dentro de uma caixinha, como daquelas que dançam a bailarina em cima. Mas é hora de querer MAIS, de buscar o novo, de buscar novos horizontes... e é pra lá que eu vou!!!

E tenho que confessar uma coisa: SOU APAIXONADA POR ANOS ÍMPARES! Que venha 2009!!!