terça-feira, dezembro 23

De volta para o futuro

Imagina a emoção de passar umas horinhas num livro de história! Foi essa a aventura que eu e o marido vivemos no fim-de-semana! Fomos à Catalão visitar alguns familiares dele.

Saimos sábado bem de manhãzinha e chegamos lá no horário do almoço. A estrada até lá está muito boa na maior parte do caminho, e eu tomei um remedinho que nem passei mal! Eu passo muito mal em viajar, e principalmente se for de carro! Fomos logo e de lá fazer as visitas.

Fiquei muito impressionada com a família do marido. Pessoas fortes, que já viveram muita coisa, mas que não reclamam da vida e fazem das dificuldades um trampolim pra viver mais e melhor.

Alias, o estilo de vida de cidade de interior é muito notório. As visitas importantes desse dia foram os tios-avós dele, e eu fiquei embasbacada com o pessoal com bem mais de 80 anos super bem, conversando, falando dos problemas sim, mas encarando a vida como se tivesse muito chão pela frente ainda.

A primeira tia dele, aos 83 anos contou os "causos" de um tio que viveu até os 137 anos! E disse também que o objetivo do irmão (que é o avô do marido) é viver pelo menos 120 anos! Dá pra acreditar? E uma coisa que eu achei sensacional é que a maioria desse pessoal não tem RUGAS nas testas!!!!! Não sei se é falta de preocupação ou a maneira que eles lidam com as situações, sei que a maioria não aparenta a idade que tem!

Foi como uma viagem no tempo. Digo isso porque me senti muito tocada pela presença dos meus avós, da minha infância. Eu nasci numa cidade do interior, um pouco maior que Catalão, e sei bem como é esse espírito de "todo mundo conhece todo mundo", sei como infância nesses lugares, sei como é bonito essas pracinhas e como o pessoal de sente mesmo.

Eu queria que meus ohos fotografassem pra reproduzir os quadros que eu vi, os detalhes de casa de gente tão simples, tão humilde! Gostei também de ver o cachorrinho que faz companhia pra uma outra tia. Como um bichinho pode ter tanto amor numa pessoa? Enquanto eu observava os detalhes de cada lugar que eu fui eu pensava "presta bem atenção, não quero esquecer essa imagem nunca..."

No domingo, tivemos um super churrascão em uma das fazendas. Muuuuuuitos familiares juntos, comida muuuuito boa! Voltamos no meio tarde e antes de escurecer estávamos em casa (AMO horário de verão!). Aproveitamos muito, pois como disseram lá, as mineradoras estão de olho naquelas terra e fica a preocupação: daqui algum o que será que vai sobrar?

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho parentes em Catalão também e minha vovó está com 92 anos, tenho que ir visitá-la!
Passando para desejar um feliz natal!!! Que 2009 seja lindo, e cheio de grandes realizações!!!
Beijo!