quarta-feira, outubro 13

Musse de chocolate

Meus tios vieram passar o feriado em Brasília. Combinamos de almoçar em um restaurante perto de casa e comer a sobremesa na minha casa, para que eles conhecessem nosso cantinho também.

O marido sugeriu uma coisa fácil de fazer. Li várias receitas e optei pela ‘Musse de chocolate’ pensando, confesso, ‘que dificuldade haverá em fazer musse?’!!!

Bom, vou escrever a receita e embaixo eu conto meu perregue!

Musse cremosa de chocolate

Ingredientes:

200 g de açúcar
100 ml de água
6 ovos (gemas e claras separadas)
200 ml de creme de leite
450 g de chocolate

Preparação:

Em uma panelinha, coloque 100 g de açúcar com a água e faça uma calda em ‘ponto de bala mole’ – nada mais é que deixar ferver em fogo alto e cozinhar até que a calda engrosse levemente. Com uma colherinha, pegue um pouquinho da calda e coloque-a em um copo de água gelada. Se conseguir formar uma bolinha mole com os dedos, está pronta. (Com termômetro, a temperatura deve ser de 116-118ºC). Bata as gemas em um recipiente ate ficarem esbranquiçada e acrescente a ela a calda quente em fio. Continue batendo ate que a preparação esfrie. Em separado, bata o creme de leite em ponto médio – formar uns picos, sem tomar muita consistência – e reserve. Bata as claras em neve e, a seguir, pulverize por cima o açúcar restante até que fique firme e brilhante (ponto de neve). Pique o chocolate e derreta-o no micro-ondas – de 30 em 30 segundos, sempre mexendo. Acrescente ao chocolate a preparação das gemas e misture. A seguir, misture o creme de leite e, por ultimo, xom movimentos envolventes, as claras batidas em neve. Deixe esfriar. Sirva em taças, xícaras ou em uma travessa funda, “de preferência de cristal”, diz o livro.

Comentário:

Bom, pra começar, a batedeira quebrou! Sabe aquelas batedeiras que tem dois batedores? Um dos batedores da minha não encaixava mais, decidi encarar tudo com um único batedor.

Coloquei as gemas para bater enquanto fazia a calda em ponto de bala. Confesso que fazer a calda foi mais simples do que eu imaginava. Quando deu o tal ponto, não pensei nem meio segundo. Virei a panela da calda em cima da gema que estava batendo. Minha cozinha virou uma mistura de gemada para todos os lados!!!! Alem disso, a tal bala virou um ‘nó’ em volta do batedor e estava respingando pra todo lado. DESISTI! Tirei o batedor , tirei a tal calda do batedor e bati a gema só até ficar esbranquiçada – demorou horrores.

Bater o creme de leite foi fácil, o dilema foi antes. No livro em lugar nenhum fala se é creme de leite fresco ou de caixinha. Como eu pensei em uma ‘musse gourmet’ chutei que era o fresco e pelo visto, deu certo, então pra toda receita que aparecer, vou usá-lo.

Peguei uma travessa funda, piquei o chocolate e enquanto derretia, coloquei as claras para bater. Jesus, aquilo demorou uma década para virar neve!!! O fato é que o chocolate também ameaçou a desandar com a preparação das gemas, precisou de um pouco de braço para mexer e deixar o chocolate homogêneo. O creme de leite, foi facinho, facinho.

Ai era a hora da clara. Eu sei que a clara em neve dá um efeito aerado à musse, então eu sabia que tinha que ser devagar e ‘envolvente’, como dizia na receita mesmo. Deu um trabalhão e saiu com cara de que não ia ficar bom... mas, foi pra geladeira. Ah, para dar meu toque, eu piquei uns pedaços bem pequenos de chocolate e misturei no fim da receita.

A receita não fala quanto tempo de geladeira, mas acho que pelo menos umas 5 horas, para ficar dura de verdade. As pessoas se serviram quando tinha menos tempo (umas 3 horas) e estava muito mole. Quando eles foram embora, fui provar e ela estava durinha!

No fim, todo mundo elogiou. Sei que elogio de familiar não se leva tão a sério, mas eu gostei bastante. Uma das coisas que eles mais elogiaram foi justamente os pedacinhos de chocolate que eu acrescentei ao final!

Durante o preparo eu me lembrei que eu poderia ter fotografado tudo, mas já estava perto do final, então vai ficar para a próxima receita. Para comparar, tirei uma foto no final, já servida das xícaras.

A primeira é réplica do livro, a segunda é da minha receita.




















Um comentário:

Lila disse...

Vc voltou! Eeeeeeeeeeeee! Adorei... E adorei ainda mais saber que vc vai publicar receitinhas... Estou numa fase de montar um acervo pra mim, sabe? Vou "catando" receitas na internet e já tenho qse 100 numa pasta no meu e-mail... Agora vou pegar as suas.. Todas de chocolate! Hummmmmmmm!

Aqui tem uns blogs que acompanho:
http://manjericota.blogspot.com/

http://mixirica.uol.com.br/

http://strawberrycrumble.blogspot.com/

Espero que goste das minhas indicações!

Ah, a noiva que vc viu experimentando mais de 100 de vestidos foi a Stella do 'Casamento10'? Eu tb acompanhei... :)


Bjocas, sucesso!